segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sexualidade e Ética

2 - Sexualidade e ética
Estabelecida a distinção entre sexo e sexualidade, no texto anteriormente publicado, cumpre agora chamar a atenção para a dimensão ética da sexualidade, o que significa dizer que ela não é neutra em relação a valores de bem e de mal, que é suscetível de avaliação ética.
A sexualidade, sempre que implique relação interpessoal, (e há casos em que isso não acontece, estou a pensar, por exemplo, na masturbação), supõe a preocupação com o próprio e com o outro, enquanto pessoas que se devem respeito recíproco. O sexo, na medida em que implica entrar em relação com o outro, como qualquer atividade interpessoal, não pode ignorar os legítimos interesses deste, isto é os seus direitos, simétricos dos nossos. As pessoas são agentes racionais capazes de se auto-determinarem livremente e, por isso, tem uma dignidade que os objetos não revestem. Decorrem daqui certas condições que a sexualidade humana pressupõe:

(1) Desde logo o consentimento: não é eticamente aceitável uma relação sexual em que uma das partes não consinta. Hoje defende-se mesmo que o consentimento não deve ser presumido pelo facto de a mulher não dizer “não”, ela tem de ser afirmativa e não apenas reativa.

(2) Um outro aspeto tem a ver com certas formas de coerção exercidas sub-repticiamente pelo parceiro sexual com o objetivo de “obrigar” a companheira a alinhar em práticas sexuais em que ela se sente desconfortável e que só aceita para lhe ser agradável, ou para não parecer antiquada ou puritana. (estou a pensar no sexo anal que foi objeto de um estudo recente que revelou níveis preocupantes de coerção na população adolescente feminina).

(3) Por último, mas não menos importante, o princípio da reciprocidade deve ser sempre reconhecido e estar sempre presente; apenas para dar um exemplo dessa reciprocidade, lembremos que o sexo oral não pode ser entendido como “feito” pela mulher ao homem. Parafraseando Linda LeMonchek, que não queria discutir o dualismo cartesiano na cama, ninguém quer discutir reciprocidade na cama, mas não pode sentir, nem de perto nem de longe, que ela está em falta, porque, se isso acontecer, pura e simplesmente não alinha, ou não deve alinhar.

Em síntese, podemos dizer que o respeito pelas pessoas tem de estar implícito na relação sexual. Mas temos de lembrar que a pornografia por um lado e a prostituição por outro dificultam a interiorização deste princípio e, infelizmente, são essas as duas vias através das quais os jovens aprendem a sexualidade que depois ensinam às companheiras.
Prostituição e pornografia objetificam a mulher e promovem e divulgam estereótipos de papeis sexuais que a desvalorizam enquanto pessoa. Ora, sendo a sexualidade aprendida fundamentalmente por estes dois meios, temos todos os motivos para recear que ela continue a ser um instrumento para manter o statu quo e a assimetria de género.
A revolução sexual não consiste apenas nem principalmente na maior liberdade das mulheres para se entregarem a atividades sexuais, embora este aspeto seja importante. Em certo sentido, e numa apreciação um tanto cínica, poderíamos dizer que esse tipo de revolução interessa sobretudo aos homens porque assim encontram um maior número de mulheres disponíveis. A verdadeira revolução sexual só será alcançada quando houver real capacidade de autodeterminação sexual tanto de mulheres como de homens e esta está decididamente por fazer.


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